ROTEIRO URBANO

Aquário de Peruíbe
O Aquário Municipal de Peruíbe, possui onze tanques, quatro aquários entre água doce e salgada, sendo que o maior deles tem capacidade para aproximadamente 30 mil litros de água, abrigando animais como tubarões, raias e peixes da nossa costa, assim como peixes exóticos.

Parque Turístico da Lama Negra
A Lama Negra de Peruíbe é um composto geológico que associa propriedades e elementos de origem marinha e continental, tudo combinado de uma forma especial e particular, enriquecido pelos raios solares de cento e vinte mil anos consecutivos.

 
 
Praça Ambrósio Baldim (Praça Redonda)
O local chama-se Praça Ambrósio Baldin, mas os moradores locais chamam de Praça Redonda o maior centro de artesanato e lazer da cidade. São mais de 80 boxes com artesanato, roupas, presentes, bijouterias, comida de qualidade (bolinho de bacalhau, comida japonesa, comida baiana, doces e muito mais).


   
Mercado de Peixes de Peruibe - Portinho de Pesca
Localizado na Avenida Beira Mar, esquina com a Avenida Padre Anchieta, situa-se a aproximadamente 500 metros da praia, na margem do rio Preto. É um mini-terminal pesqueiro, onde os pescadores artesanais comercializam seus pescados, diretamente com o consumidor.


 
Mirante da Torre
Logo na entrada da cidade de Peruíbe, o mirante onde está localizado a torre de retransmissão de TV é um ótimo local para se observar a região, devido a visão panorâmica que proporciona. Ótimo local para fotografar e observar uma das maiores distâncias contínuas de Mata de Restinga que vai da linha da praia até o Parque Estadual da Serra do Mar e as ilhas.


   
Praça Flórida- Desde 1998- A Praça dos Artesãos de Peruíbe.

 

 

ROTEIRO HISTÓRICO

Ruínas de Abarebebê
Monumento histórico-cultural de importância nacional. Ruínas de uma das primeiras igrejas construídas pelos Jesuítas no Brasil do séc. XVI. Acesso pela avenida Padre Anchieta, passando a rotatória da entrada da cidade.


Museu Histórico e Arqueológico
Primeiro museu do município. Nas vitrines amarelas pode-se perceber a ocupação do homem na região da Juréia, cronologicamente, desde os sambaquis, passando pela cultura indígena (urna funerária) até a colonização (grés e objetos de ferro). Aberto diariamente em horário comercial ; sábados domingos e feriados aberto das 10:00 às 18:00hs.


Praça Monsenhor Lino Passos (Igreja Matriz)

Portais da Cidade (Peruíbe e Praia do Guaraú)



Estação Ferroviária, recentemente reformada, espaço cultural com fotos antigas do município.




ROTEIRO ECOLÓGICO E DE AVENTURA

Passa pela praia do Costão, com bica de água doce, costão rochoso, praia, mar, vegetação e a Serra dos Itatins; estrada do Guaraú que leva ao entorno da Jureia, sendo a Prainha um ponto obrigatório de parada; bairro do Guaraú onde pode-se conhecer a Praia e Rio do Guaraú e a Passarela do Balça, ponte suspensa sobre o manguezal; Corredeiras do Perequê, rio de corredeiras com piscinas de águas cristalinas; Cachoeira do Paraíso, com base de educação ambiental, trilha estruturada e auto guiada, piscinas naturais e uma belíssima queda de seis metros de altura; Praia do Caramborê, praia semi-deserta que encanta pela sua energia e localização; praia da Barra do Una com famílias tradicionais que perpetuam a cultura caiçara no local. Agregado ao Roteiro ecológico, as atividades de aventura contam com trilhas em ambiente de Mata Atlântica, arvorismo, tirolesa, Watter Treking, Jeep Tour e Canoagem com canoas havaianas e canadenses.



ROTEIRO CULTURAL

A história da região pode ser conhecida nas Ruínas do Abarebebê, patrimônio histórico do século XVI que retrata a catequização indígena na Região; no Museu Histórico e Arqueológico, com um acervo de 360 peças que relatam a ocupação da cidade, desde os homens do sambaqui, indígenas e colonizadores, até os dias atuais; e na Estação Ferroviária, prédio restaurado do início do século XX, que abriga o Arquivo Histórico, exposições, documentos e fotos antigas da cidade. Outros pontos de interesse são a Capela de Mosaico na Colônia Veneza, com paredes revestidas de mosaico italiano; a Feira de Artesanato na Praça Flórida; os eventos e apresentações artísticas do Boulevard; e a Praça Ambrósio Baldim (Praça Redonda), no Centro, com 80 boxes de artigos diversos, artesanato e alimentação

Capela de Mosaico
Uma das primeiras capelas totalmente revestida em mosaico no Brasil. Localizada na Colônia Veneza, na entrada da cidade, na base do Morro dos Prados. Na colônia ainda há ótima estrutura de lazer, hospedagem e alimentação.

ROTEIRO UFOLÓGICO

Segundo esotéricos, Peruíbe apresenta características comparáveis às de algumas regiões da Índia e do Peru, com relatos de óvnis e seres extra-terrestres, sendo muito visitada por estudiosos de ufologia. Há a realização anual do Encontro Ufológico de Peruíbe. Também foi criado o Primeiro Roteiro Turístico Ufológico do Brasil, que passa por locais com inúmeros relatos de avistamento de óvnis e seres luminosos, como a Pedra da Serpente, um portal de pedra na encosta do Morro dos Itatins; Observação da Ilha de Queimada Grande; Praia e Serra no Guaraú; Perequê; Barra do Una; Bairro São José, onde a vegetação apareceu amassada; Ruínas do Abarebebê; e toda a orla urbana de Peruíbe, de Tapirema ao Costão.

ROTEIRO RURAL

A Zona Rural de Peruibe conta com corredeiras e cachoeiras, hotéis fazenda, haras, sítios e chácaras de lazer, aldeias indígenas e pesque pagues.

 





Bluebee

Sejam Bem-Vindos

Gay Friendly
Gay Friendly
Veja mais
Acessivel
Acessivel
Veja mais
+ de 60
+ de 60
Veja mais
PET Friendly
PET Friendly
Veja mais